NUPECON

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/28180

Leadership:

Description:

Study and develop applied research on new management and control models in public and private sector organizations. Build metrics for controllership, such as its evolution, concept, functions and development framework based on business systems.

Projects Funded (in portuguese):

1. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) Nível 1D – Rogério João Lunkes
*Título do projeto: RELAÇÃO ENTRE CARACTERÍSTICAS DO TMT, INOVAÇÃO, RISCO CORPORATIVO, PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
*Resumo: O objetivo do projeto é analisar a relação entre características do TMT (top management team), inovação, risco corporativo, participação acionária e desempenho organizacional. Usando dados da base Wharton Research Data Services (WRDS), que permitirá acesso aos sistemas da S&P Capital IQ, CRSP, NYSE, Thomson Reuters, Bureau van Dijk, Global Insight, Option Metrics etc, e outros importantes bancos de dados como da Economática e BM&FBovespa (Brasil). O acesso a estas bases permite analisar informações de empresas norte-americanas, europeias e brasileiras etc. Entre as possíveis contribuições do estudo pode-se destacar o conhecimento gerado acerca da influência das características do TMT e a participação acionária sobre os investimentos em inovação e, suas consequências para o risco e desempenho organizacional. Desta maneira, este estudo visa contribuir ao grande desafio atual nas organizações, que é investir ou não em inovação e que fatores impulsionam estas decisões e, consequentemente, quais são seus reflexos sobre o desempenho. Esta pesquisa permitirá consolidar uma rede internacional de estudo no tema, com participação de pesquisadores de diferentes países como, Espanha, Portugal, Holanda, Inglaterra e Estados Unidos, além da América Latina.
*Coordenador: Rogério João Lunkes
*Período de financiamento: 01/03/2019 a 28/02/2023
*Valor do financiamento: R$ 105.600,00

2. Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Faixa A – Grupos Emergentes
*Título do projeto: CAPITAL SOCIAL, RISCOS INTERORGANIZACIONAIS E SISTEMA DE CONTROLE EM RELAÇÕES COMPRADOR-FORNECEDOR
*Resumo:
O capital social permite compreender as características e a natureza das conexões que ocorrem nos relacionamentos (Koka & Prescott, 2002; Roden & Lawson, 2014), e seus comportamentos e resultados (Villena, Revilla, & Choi, 2011). Em relacionamentos interorganizacionais (RIOs), o desenvolvimento de capital social gera diversos benefícios (Alghababsheh & Gallear, 2020). Entretanto, níveis excessivos podem ser tão prejudiciais quanto níveis baixos (Son, Kocabasoglu-Hillmer & Roden, 2016; Yang, 2009). Logo, é necessário investigar tanto seus aspectos positivos como negativos. Com base no exposto, pretende-se analisar como ocorre a interface entre capital social, riscos interorganizacionais e o sistema de controle. Para isso, será realizada pesquisa qualitativa, a partir de estudo de caso com empresa que possui RIOs. Pretende-se identificar o capital social estabelecido em um ou mais relacionamentos, os riscos interorganizacionais envolvidos e o sistema de controle empregado para mitigação dos riscos e monitoramento do capital social, de modo a mantê-lo em níveis adequados.
*Coordenadora: Valdirene Gasparetto
*Pesquisadores: Dalci Mendes Almeida (Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul); Darci Schnorrenberger (UFSC)
*Alunos: 0 (graduação), 2 (mestrado), 3 (doutorado)
*Período de financiamento: 16/03/2022 a 31/03/2025
*Valor do financiamento: R$ 22.150,00

3. Chamada Telefónica y Fundación Carolina: “Digitalización inclusiva y sostenible en América Latina” (2020)
*Título do projeto: EL ROL DE LOS SISTEMAS DE CONTROL DE GESTIÓN COMO DINAMIZADORES DE LA TRANSFORMACIÓN DIGITAL EN LAS EMPRESAS DE ESPAÑA Y AMÉRICA LATINA
*Resumo: Se trata de un nuevo programa de trabajo para la promoción de estudios y análisis, centrado en la transformación digital de la sociedad, la economía y la educación. Una iniciativa que promueve proyectos que produzcan conocimiento experto, de utilidad para el diseño e implementación de estrategias verdes y sostenibles, tanto en el sector privado como en las administraciones públicas.
*https://www.fundacioncarolina.es/publicacion-de-la-resolucion-de-las-ayudas-al-estudio-digitalizacion-inclusiva-y-sostenible-en-america-latina/
*Coordenadora: María Beatriz González Sánchez (Universidad Complutense de Madrid, Espanha)
*Pesquisadores estrangeiros: Freddy Coronado (Universidad de Chile); Nikola Petrovic (Pontificia Universidad Católica del Ecuador); Zoraida Ramirez Gutiérrez (Universidad del Cauca, Colombia); Jose Berbel Vera (Universitat de València); Mercedes Barrachina Palanca (Universitat de València)
*Pesquisadores nacionais: Rogério João Lunkes (PPGC/UFSC); Fabricia Silva da Rosa (PPGC/UFSC).
*Alunos: 0 (graduação), 0 (mestrado), 0 (doutorado)
*Período de financiamento: 2021
*Valor do financiamento: € 10000 (EUR)

4. Projeto de Pesquisa em Cooperação Internacional: Edital N° 41/2017 – Programa Institucional de Internacionalização CAPES/PRINT/UFSC
*Título do projeto: MANUFATURA DISTRIBUÍDA E AUTOMATIZADA E FABRICAÇÃO AUTOMATIZADA SETORIAL (SAÚDE) ANÁLISE DE LINHAS DE MANUFATURA DISTRIBUÍDAS E AUTOMATIZADAS PARA FABRICAÇÃO DE ITENS PARA TRATAMENTO MÉDICO CUSTOMIZADO
*Resumo: O projeto visa analisar a viabilidade operacional, econômica e social da implementação de uma plataforma IoT para linhas de manufatura distribuídas e altamente automatizadas destinadas à fabricação de itens customizados para tratamento médico personalizado. Para tanto, os seguintes objetivos específicos serão almejados: (1) Analisar requisitos para modelagem conceitual de plataformas para integração e sincronização de informações em sistemas de produção distribuídos. (2) Caracterizar a prática industrial e definir cenários de teste para avaliação da plataforma baseada em conceitos e tecnologias da Indústria 4.0. (3) Através de modelo digital twin, avaliar o desempenho operacional, econômico (custos e benefícios) e social da plataforma IoT para linhas de manufatura distribuídas e altamente automatizadas destinadas a fabricação de itens customizados para tratamento médico personalizado. (4) Propor uma modelagem da plataforma IoT que suporte uma abordagem cooperativa entre as etapas de projeto, manufatura e utilização, de forma a viabilizar o envolvimento ativo dos participantes ao longo do ciclo de vida do produto.
*Coordenador: Antonio Cezar Bornia (EPS/UFSC)
*Pesquisadores estrangeiros: Klaus-Dieter Thoben (Bremen Institute of Production and Logistics, da Universidade de Bremen); Marco Silvestri (University of Applied Sciences of Southern Switzerland); Alessandro Tasora (Università degli Studi di Parma); Alejandro Mac Cawley (Pontificia Universidad Católica de Chile, Santiago, Chile); Rapinder Sawhney (The University of Tenesse); Leandro Callegari Coelho (Université Laval, Canada).
*Pesquisadores nacionais: Antônio Augusto Fröhlich (PPGCC/UFSC); Jean Everson Martina (PPGCC/UFSC); Enzo Morosini Frazzon (EPS/UFSC); Guilherme Luz Tortorella (EPS/UFSC); Diego de Castro Fettermann (EPS/UFSC); Valdirene Gasparetto (PPGC/UFSC); Altair Borgert (PPGC/UFSC); Rogério João Lunkes (PPGC/UFSC)
*Alunos: 3 (graduação), 3 (mestrado), 3 (doutorado)
*Período de financiamento: Nov./2018 a Ago./2022
*Valor do financiamento: R$ 1.439.300,10

5.Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Faixa C – De R$ 0,00 a R$ 120.000,00
*Título do projeto: EFEITOS DA IDENTIFICAÇÃO SOCIAL NO COMPORTAMENTO DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL E NA SATISFAÇÃO NO TRABALHO MEDIADO PELO USO DOS SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL
*Resumo: Um indivíduo no ambiente organizacional pode ter várias identidades sociais aninhadas, ou seja, pode identificar-se com a organização como um todo, com o departamento ou equipe de trabalho, com a profissão que exerce, entre outras possibilidades. Pesquisas anteriores concentraram-se nas relações diferenciais de identificação organizacional e de grupo de trabalho, com atitudes e comportamentos. Entretanto, pouco esforço foi realizado para explorar os efeitos interativos entre esses focos de identificação e os sistemas de controle gerencial. Saber como os controles gerenciais afetam e são afetados por determinada identificação, faz com que os gestores tenham maiores cuidados ao desenhar e usar as informações do sistema. Desta maneira, este estudo visa contribuir ao grande desafio atual nas organizações, que é entender os efeitos da identidade social no uso dos sistemas de controle gerencial e, consequentemente quais são seus reflexos sobre os comportamentos de cidadania organizacional e satisfação no trabalho. Esta pesquisa permitirá consolidar uma rede nacional e internacional de estudo no tema.
*Coordenador: Rogério João Lunkes (UFSC)
*Pesquisadores estrangeiros: Ernesto Lopez-Valeiras Sampetro (Universidad de Vigo, ES); David Naranjo-Gil (Universidad Pablo de Olavide, ES); Jacobo Gomez-Conde (Universidad de Autonoma de Madrid, ES); Mauricio Mello Codesso (Rutgers Business School, Newark, New Jersey, EUA).
*Pesquisadores nacionais: Valdirene Gasparetto (UFSC); Fabricia Silva da Rosa (UFSC); Darci Schnorrenberger (UFSC); Alcindo Cipriano Mendes (UFSC).
*Alunos: 0 (graduação), 3 (mestrado), 5 (doutorado)
*Técnicos: 1 (Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária – FAPEU)
*Período de financiamento: 18/02/2019 a 17/02/2022
*Valor do financiamento: R$ 50.000,00

6.Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Faixa B – De R$ 0,00 a R$ 60.000,00
*Título do projeto: INFORMAÇÕES CONTÁBEIS EM RELAÇÕES INTERORGANIZACIONAIS
*Resumo: Este estudo tem por objetivo avaliar o uso de informações contábeis em relações interorganizacionais. A pesquisa, de natureza qualitativa, será realizada por meio de estudo multicasos, envolvendo uma empresa compradora e seus fornecedores de primeiro nível, que sejam fornecedores estratégicos em termos de volume de operações, itens críticos ou com potencial de crescimento. A pesquisa envolverá observação, análise documental e entrevistas com cada empresa participante. Na dinâmica do mercado mundial atual, organizações normalmente possuem diversos fornecedores e as transações podem ocorrer via mercado ou em relacionamentos interorganizacionais caracterizados por interação contínua entre os envolvidos (Cäker, 2008) e, nesse cenário, a utilização de informações contábeis pode contribuir para aumentar a confiança entre as empresas (Seal et al., 1999) e melhorar a percepção de justiça nos relacionamentos (Jack, Florez-Lopez & Ramon-Jerônimo, 2018).
*Coordenadora: Valdirene Gasparetto (UFSC)
*Pesquisadores: Darci Schnorrenberger (UFSC) eRogério João Lunkes (UFSC).
*Alunos: 0 (graduação), 1 (mestrado), 1 (doutorado)
*Período de financiamento: 18/02/2019 a 17/02/2022
*Valor do financiamento: R$ 7.500,00

7. Chamada CNPq/SESCOOP Nº 007/2018 – Faixa A
*Título do projeto: IGNORÂNCIA PLURALÍSTICA NOS PROCESSOS DELIBERATIVOS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES COOPERATIVAS: EM ANÁLISE A DESTINAÇÃO DAS SOBRAS OPERACIONAIS
*Resumo: Estudos sinalizam para a incidência de dissonância no comportamento dos cooperados quando participam de processos decisórios abertos, em assembleias, em que se encontram expostos à avaliação do seu grupo social. Essa dissonância ocorre em função do erro de avaliação da norma social, intitulado na psicologia social de Ignorância Pluralística, que pode resultar em decisões errôneas e não atreladas aos princípios cooperativistas. Para compreender o que gera essa dissonância no comportamento dos cooperados, com esta pesquisa busca-se responder à seguinte pergunta: Por que os cooperados mudam de opinião quando estão expostos à deliberação coletiva e contribuem para gerar resultados dissociados dos seus objetivos pessoais/individuais? Para tanto, sob a perspectiva da teoria da Ignorância Pluralística, buscar-se-á por meio do método documental e de survey trazer novas explicações para um melhor entendimento sobre o comportamento dos cooperados em processos decisórios democráticos, especificamente em relação à destinação as sobras operacionais. A análise recai sobre as decisões do conselho de administração, mecanismo de governança cooperativa, para esclarecer os processos de interação dos cooperados na condução da cooperativa, o que pode contribuir para que se cumpra o papel de garantir os interesses igualitários nessas organizações.
*Coordenador: Alcindo Cipriano Argolo Mendes (UFSC)
*Pesquisadores: Rogério João Lunkes (UFSC); Alan Ferreira de Freitas (UFV); Ivan Beck Ckagnazaroff (UFMG); Simone Martins (UFV).
*Alunos: 0 (graduação), 0 (mestrado), 0 (doutorado)
*Período de financiamento: Setembro/2018 a Agosto/2021
*Valor do financiamento: R$ 25.000,00

8. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) Nível 2 – Rogério João Lunkes
*Título do projeto: FATORES DETERMINANTES NO DESIGN E USO DOS SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
*Resumo: Este projeto tem como objetivo principal identificar e analisar a relação entre os fatores da Teoria dos Escalões Superiores e dos tipos de Ignorância Organizacional no desenho e uso dos sistemas de controle gerencial nas organizações. O estudo será realizado nas empresas listadas na BM&FBovespa. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quali e quantitativa, realizada através de levantamento ou survey. O questionário será elaborado e enviado por e-mail a equipe de direção de cada empresa. A análise dos fatores explicativos da Teoria dos Escalões Superiores (TES) e do tipo de ignorância será efetuada com a aplicação de análises estatísticas como a TRI (Teoria de Resposta ao Item), além de técnicas multivariadas. Nos resultados espera-se identificar os fatores da TES e os tipos de ignorância e sua relação com o design e uso dos sistemas de controle gerencial (SCG).
*Coordenador: Rogério João Lunkes
*Período de financiamento: 2016 a 2019
*Valor do financiamento: R$ 39.600,00

9. Edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014
*Título do projeto: IGNORÂNCIA ORGANIZACIONAL: ESTUDO SOBRE COGNIÇÃO, AUSÊNCIA E SUPRESSÃO DO CONHECIMENTO NOS SISTEMAS GERENCIAIS
*Resumo: A ignorância é uma reação emocional individual que vai além da ausência de conhecimento. Apesar de sua importância reconhecida em outras áreas de pesquisa, a sua relação com os sistemas gerenciais tem sido relativamente negligenciada. O objetivo desta pesquisa é identificar os tipos de ignorância e suas influências na adoção dos sistemas gerenciais nas organizações. Além da incorporação de ignorância na literatura contábil, outra contribuição incremental deste estudo está em adotar a perspectiva da percepção dos empregados, além do nível gerencial. A coleta dos dados acontecerá pela aplicação de um questionário nas empresas listadas na BM&FBovespa.
*Coordenador: Rogério João Lunkes
*Pesquisadores: Valdirene Gasparetto; Fabricia Silva da Rosa; Darci Schnorrenberger; Emma Castelló Taliani; Ernesto Lopez-Valeiras
*Alunos: 3 (graduação), 3 (mestrado), 4 (doutorado)
*Período de financiamento: 2014 a 2017
*Valor do financiamento: R$ 26.600,00