NUPECON

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/28180

Líderes:

Descrição:

Estudar e desenvolver pesquisas aplicadas sobre novos modelos de gestão e controle em organizações do setor público e privado. Construir métricas para a controladoria como, sua evolução, conceito, funções e arcabouço de desenvolvimento baseado nos sistemas empresariais.

Projetos Financiados:

1. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) Nível 1D – Rogério João Lunkes
*Título do projeto: RELAÇÃO ENTRE CARACTERÍSTICAS DO TMT, INOVAÇÃO, RISCO CORPORATIVO, PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
*Resumo: O objetivo do projeto é analisar a relação entre características do TMT (top management team), inovação, risco corporativo, participação acionária e desempenho organizacional. Usando dados da base Wharton Research Data Services (WRDS), que permitirá acesso aos sistemas da S&P Capital IQ, CRSP, NYSE, Thomson Reuters, Bureau van Dijk, Global Insight, Option Metrics etc, e outros importantes bancos de dados como da Economática e BM&FBovespa (Brasil). O acesso a estas bases permite analisar informações de empresas norte-americanas, europeias e brasileiras etc. Entre as possíveis contribuições do estudo pode-se destacar o conhecimento gerado acerca da influência das características do TMT e a participação acionária sobre os investimentos em inovação e, suas consequências para o risco e desempenho organizacional. Desta maneira, este estudo visa contribuir ao grande desafio atual nas organizações, que é investir ou não em inovação e que fatores impulsionam estas decisões e, consequentemente, quais são seus reflexos sobre o desempenho. Esta pesquisa permitirá consolidar uma rede internacional de estudo no tema, com participação de pesquisadores de diferentes países como, Espanha, Portugal, Holanda, Inglaterra e Estados Unidos, além da América Latina.
*Coordenador: Rogério João Lunkes
*Período de financiamento: 01/03/2019 a 28/02/2023
*Valor do financiamento: R$ 105.600,00

2. Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Faixa A – Grupos Emergentes
*Título do projeto: CAPITAL SOCIAL, RISCOS INTERORGANIZACIONAIS E SISTEMA DE CONTROLE EM RELAÇÕES COMPRADOR-FORNECEDOR
*Resumo:
O capital social permite compreender as características e a natureza das conexões que ocorrem nos relacionamentos (Koka & Prescott, 2002; Roden & Lawson, 2014), e seus comportamentos e resultados (Villena, Revilla, & Choi, 2011). Em relacionamentos interorganizacionais (RIOs), o desenvolvimento de capital social gera diversos benefícios (Alghababsheh & Gallear, 2020). Entretanto, níveis excessivos podem ser tão prejudiciais quanto níveis baixos (Son, Kocabasoglu-Hillmer & Roden, 2016; Yang, 2009). Logo, é necessário investigar tanto seus aspectos positivos como negativos. Com base no exposto, pretende-se analisar como ocorre a interface entre capital social, riscos interorganizacionais e o sistema de controle. Para isso, será realizada pesquisa qualitativa, a partir de estudo de caso com empresa que possui RIOs. Pretende-se identificar o capital social estabelecido em um ou mais relacionamentos, os riscos interorganizacionais envolvidos e o sistema de controle empregado para mitigação dos riscos e monitoramento do capital social, de modo a mantê-lo em níveis adequados.
*Coordenadora: Valdirene Gasparetto
*Pesquisadores: Dalci Mendes Almeida (Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul); Darci Schnorrenberger (UFSC)
*Alunos: 0 (graduação), 2 (mestrado), 3 (doutorado)
*Período de financiamento: 16/03/2022 a 31/03/2025
*Valor do financiamento: R$ 22.150,00

3. Chamada Telefónica y Fundación Carolina: “Digitalización inclusiva y sostenible en América Latina” (2020)
*Título do projeto: EL ROL DE LOS SISTEMAS DE CONTROL DE GESTIÓN COMO DINAMIZADORES DE LA TRANSFORMACIÓN DIGITAL EN LAS EMPRESAS DE ESPAÑA Y AMÉRICA LATINA
*Resumo: Se trata de un nuevo programa de trabajo para la promoción de estudios y análisis, centrado en la transformación digital de la sociedad, la economía y la educación. Una iniciativa que promueve proyectos que produzcan conocimiento experto, de utilidad para el diseño e implementación de estrategias verdes y sostenibles, tanto en el sector privado como en las administraciones públicas.
*https://www.fundacioncarolina.es/publicacion-de-la-resolucion-de-las-ayudas-al-estudio-digitalizacion-inclusiva-y-sostenible-en-america-latina/
*Coordenadora: María Beatriz González Sánchez (Universidad Complutense de Madrid, Espanha)
*Pesquisadores estrangeiros: Freddy Coronado (Universidad de Chile); Nikola Petrovic (Pontificia Universidad Católica del Ecuador); Zoraida Ramirez Gutiérrez (Universidad del Cauca, Colombia); Jose Berbel Vera (Universitat de València); Mercedes Barrachina Palanca (Universitat de València)
*Pesquisadores nacionais: Rogério João Lunkes (PPGC/UFSC); Fabricia Silva da Rosa (PPGC/UFSC).
*Alunos: 0 (graduação), 0 (mestrado), 0 (doutorado)
*Período de financiamento: 2021
*Valor do financiamento: € 10000 (EUR)

4. Projeto de Pesquisa em Cooperação Internacional: Edital N° 41/2017 – Programa Institucional de Internacionalização CAPES/PRINT/UFSC
*Título do projeto: MANUFATURA DISTRIBUÍDA E AUTOMATIZADA E FABRICAÇÃO AUTOMATIZADA SETORIAL (SAÚDE) ANÁLISE DE LINHAS DE MANUFATURA DISTRIBUÍDAS E AUTOMATIZADAS PARA FABRICAÇÃO DE ITENS PARA TRATAMENTO MÉDICO CUSTOMIZADO
*Resumo: O projeto visa analisar a viabilidade operacional, econômica e social da implementação de uma plataforma IoT para linhas de manufatura distribuídas e altamente automatizadas destinadas à fabricação de itens customizados para tratamento médico personalizado. Para tanto, os seguintes objetivos específicos serão almejados: (1) Analisar requisitos para modelagem conceitual de plataformas para integração e sincronização de informações em sistemas de produção distribuídos. (2) Caracterizar a prática industrial e definir cenários de teste para avaliação da plataforma baseada em conceitos e tecnologias da Indústria 4.0. (3) Através de modelo digital twin, avaliar o desempenho operacional, econômico (custos e benefícios) e social da plataforma IoT para linhas de manufatura distribuídas e altamente automatizadas destinadas a fabricação de itens customizados para tratamento médico personalizado. (4) Propor uma modelagem da plataforma IoT que suporte uma abordagem cooperativa entre as etapas de projeto, manufatura e utilização, de forma a viabilizar o envolvimento ativo dos participantes ao longo do ciclo de vida do produto.
*Coordenador: Antonio Cezar Bornia (EPS/UFSC)
*Pesquisadores estrangeiros: Klaus-Dieter Thoben (Bremen Institute of Production and Logistics, da Universidade de Bremen); Marco Silvestri (University of Applied Sciences of Southern Switzerland); Alessandro Tasora (Università degli Studi di Parma); Alejandro Mac Cawley (Pontificia Universidad Católica de Chile, Santiago, Chile); Rapinder Sawhney (The University of Tenesse); Leandro Callegari Coelho (Université Laval, Canada).
*Pesquisadores nacionais: Antônio Augusto Fröhlich (PPGCC/UFSC); Jean Everson Martina (PPGCC/UFSC); Enzo Morosini Frazzon (EPS/UFSC); Guilherme Luz Tortorella (EPS/UFSC); Diego de Castro Fettermann (EPS/UFSC); Valdirene Gasparetto (PPGC/UFSC); Altair Borgert (PPGC/UFSC); Rogério João Lunkes (PPGC/UFSC)
*Alunos: 3 (graduação), 3 (mestrado), 3 (doutorado)
*Período de financiamento: Nov./2018 a Ago./2022
*Valor do financiamento: R$ 1.439.300,10

5.Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Faixa C – De R$ 0,00 a R$ 120.000,00
*Título do projeto: EFEITOS DA IDENTIFICAÇÃO SOCIAL NO COMPORTAMENTO DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL E NA SATISFAÇÃO NO TRABALHO MEDIADO PELO USO DOS SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL
*Resumo: Um indivíduo no ambiente organizacional pode ter várias identidades sociais aninhadas, ou seja, pode identificar-se com a organização como um todo, com o departamento ou equipe de trabalho, com a profissão que exerce, entre outras possibilidades. Pesquisas anteriores concentraram-se nas relações diferenciais de identificação organizacional e de grupo de trabalho, com atitudes e comportamentos. Entretanto, pouco esforço foi realizado para explorar os efeitos interativos entre esses focos de identificação e os sistemas de controle gerencial. Saber como os controles gerenciais afetam e são afetados por determinada identificação, faz com que os gestores tenham maiores cuidados ao desenhar e usar as informações do sistema. Desta maneira, este estudo visa contribuir ao grande desafio atual nas organizações, que é entender os efeitos da identidade social no uso dos sistemas de controle gerencial e, consequentemente quais são seus reflexos sobre os comportamentos de cidadania organizacional e satisfação no trabalho. Esta pesquisa permitirá consolidar uma rede nacional e internacional de estudo no tema.
*Coordenador: Rogério João Lunkes (UFSC)
*Pesquisadores estrangeiros: Ernesto Lopez-Valeiras Sampetro (Universidad de Vigo, ES); David Naranjo-Gil (Universidad Pablo de Olavide, ES); Jacobo Gomez-Conde (Universidad de Autonoma de Madrid, ES); Mauricio Mello Codesso (Rutgers Business School, Newark, New Jersey, EUA).
*Pesquisadores nacionais: Valdirene Gasparetto (UFSC); Fabricia Silva da Rosa (UFSC); Darci Schnorrenberger (UFSC); Alcindo Cipriano Mendes (UFSC).
*Alunos: 0 (graduação), 3 (mestrado), 5 (doutorado)
*Técnicos: 1 (Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária – FAPEU)
*Período de financiamento: 18/02/2019 a 17/02/2022
*Valor do financiamento: R$ 50.000,00

6.Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Faixa B – De R$ 0,00 a R$ 60.000,00
*Título do projeto: INFORMAÇÕES CONTÁBEIS EM RELAÇÕES INTERORGANIZACIONAIS
*Resumo: Este estudo tem por objetivo avaliar o uso de informações contábeis em relações interorganizacionais. A pesquisa, de natureza qualitativa, será realizada por meio de estudo multicasos, envolvendo uma empresa compradora e seus fornecedores de primeiro nível, que sejam fornecedores estratégicos em termos de volume de operações, itens críticos ou com potencial de crescimento. A pesquisa envolverá observação, análise documental e entrevistas com cada empresa participante. Na dinâmica do mercado mundial atual, organizações normalmente possuem diversos fornecedores e as transações podem ocorrer via mercado ou em relacionamentos interorganizacionais caracterizados por interação contínua entre os envolvidos (Cäker, 2008) e, nesse cenário, a utilização de informações contábeis pode contribuir para aumentar a confiança entre as empresas (Seal et al., 1999) e melhorar a percepção de justiça nos relacionamentos (Jack, Florez-Lopez & Ramon-Jerônimo, 2018).
*Coordenadora: Valdirene Gasparetto (UFSC)
*Pesquisadores: Darci Schnorrenberger (UFSC) eRogério João Lunkes (UFSC).
*Alunos: 0 (graduação), 1 (mestrado), 1 (doutorado)
*Período de financiamento: 18/02/2019 a 17/02/2022
*Valor do financiamento: R$ 7.500,00

7. Chamada CNPq/SESCOOP Nº 007/2018 – Faixa A
*Título do projeto: IGNORÂNCIA PLURALÍSTICA NOS PROCESSOS DELIBERATIVOS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES COOPERATIVAS: EM ANÁLISE A DESTINAÇÃO DAS SOBRAS OPERACIONAIS
*Resumo: Estudos sinalizam para a incidência de dissonância no comportamento dos cooperados quando participam de processos decisórios abertos, em assembleias, em que se encontram expostos à avaliação do seu grupo social. Essa dissonância ocorre em função do erro de avaliação da norma social, intitulado na psicologia social de Ignorância Pluralística, que pode resultar em decisões errôneas e não atreladas aos princípios cooperativistas. Para compreender o que gera essa dissonância no comportamento dos cooperados, com esta pesquisa busca-se responder à seguinte pergunta: Por que os cooperados mudam de opinião quando estão expostos à deliberação coletiva e contribuem para gerar resultados dissociados dos seus objetivos pessoais/individuais? Para tanto, sob a perspectiva da teoria da Ignorância Pluralística, buscar-se-á por meio do método documental e de survey trazer novas explicações para um melhor entendimento sobre o comportamento dos cooperados em processos decisórios democráticos, especificamente em relação à destinação as sobras operacionais. A análise recai sobre as decisões do conselho de administração, mecanismo de governança cooperativa, para esclarecer os processos de interação dos cooperados na condução da cooperativa, o que pode contribuir para que se cumpra o papel de garantir os interesses igualitários nessas organizações.
*Coordenador: Alcindo Cipriano Argolo Mendes (UFSC)
*Pesquisadores: Rogério João Lunkes (UFSC); Alan Ferreira de Freitas (UFV); Ivan Beck Ckagnazaroff (UFMG); Simone Martins (UFV).
*Alunos: 0 (graduação), 0 (mestrado), 0 (doutorado)
*Período de financiamento: Setembro/2018 a Agosto/2021
*Valor do financiamento: R$ 25.000,00

8. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) Nível 2 – Rogério João Lunkes
*Título do projeto: FATORES DETERMINANTES NO DESIGN E USO DOS SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
*Resumo: Este projeto tem como objetivo principal identificar e analisar a relação entre os fatores da Teoria dos Escalões Superiores e dos tipos de Ignorância Organizacional no desenho e uso dos sistemas de controle gerencial nas organizações. O estudo será realizado nas empresas listadas na BM&FBovespa. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quali e quantitativa, realizada através de levantamento ou survey. O questionário será elaborado e enviado por e-mail a equipe de direção de cada empresa. A análise dos fatores explicativos da Teoria dos Escalões Superiores (TES) e do tipo de ignorância será efetuada com a aplicação de análises estatísticas como a TRI (Teoria de Resposta ao Item), além de técnicas multivariadas. Nos resultados espera-se identificar os fatores da TES e os tipos de ignorância e sua relação com o design e uso dos sistemas de controle gerencial (SCG).
*Coordenador: Rogério João Lunkes
*Período de financiamento: 2016 a 2019
*Valor do financiamento: R$ 39.600,00

9. Edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014
*Título do projeto: IGNORÂNCIA ORGANIZACIONAL: ESTUDO SOBRE COGNIÇÃO, AUSÊNCIA E SUPRESSÃO DO CONHECIMENTO NOS SISTEMAS GERENCIAIS
*Resumo: A ignorância é uma reação emocional individual que vai além da ausência de conhecimento. Apesar de sua importância reconhecida em outras áreas de pesquisa, a sua relação com os sistemas gerenciais tem sido relativamente negligenciada. O objetivo desta pesquisa é identificar os tipos de ignorância e suas influências na adoção dos sistemas gerenciais nas organizações. Além da incorporação de ignorância na literatura contábil, outra contribuição incremental deste estudo está em adotar a perspectiva da percepção dos empregados, além do nível gerencial. A coleta dos dados acontecerá pela aplicação de um questionário nas empresas listadas na BM&FBovespa.
*Coordenador: Rogério João Lunkes
*Pesquisadores: Valdirene Gasparetto; Fabricia Silva da Rosa; Darci Schnorrenberger; Emma Castelló Taliani; Ernesto Lopez-Valeiras
*Alunos: 3 (graduação), 3 (mestrado), 4 (doutorado)
*Período de financiamento: 2014 a 2017
*Valor do financiamento: R$ 26.600,00