NUPEC

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Líderes:

Descrição:

Investiga o papel da controladoria no gerenciamento dos sistemas de informações de suporte ao processo de gestão. A motivação para pesquisas com esse escopo decorre do fato de a controladoria assumir diferentes configurações nas organizações, tendo em vista o nível de descentralização do poder e, por conseguinte, pressupõe-se que também possua diferentes funções. Se a controladoria tem como principal função suprir os gestores em suas necessidades informativas, deve caber a ela o gerenciamento dos sistemas de informações na organização. A ênfase principal das pesquisas do grupo é sobre o enfoque comportamental dos atores imbricados nos Sistemas de Controle Gerencial. Focaliza também o uso diagnóstico e interativo desses sistemas na gestão de inovação em organizações.

Projetos Financiados:

1. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) Nível 1A – Ilse Maria Beuren
*Título do projeto: REFLEXOS DAS CONFIGURAÇÕES HABILITANTES E COERCITIVAS DO SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL NA RESILIÊNCIA INDIVIDUAL E ORGANIZACIONAL MEDIADAS PELAS MUDANÇAS ADVINDAS DA INCORPORAÇÃO DE EMPRESAS
*Resumo: O estudo objetiva examinar os reflexos das configurações habilitantes e coercitivas do Sistema de Controle Gerencial (SCG) na resiliência individual e organizacional mediadas pelas mudanças advindas da incorporação de empresas. De modo específico, pretende-se: (i) Diferenciar controles habilitantes e coercitivos no SCG de uma organização que realizou incorporações de empresas; (ii) Investigar a resiliência individual e organizacional frente às mudanças provocadas pela incorporação de empresas; (iii) Analisar a associação das configurações habilitantes e coercitivas do SCG com o nível de resiliência individual e organizacional frente às mudanças provocadas pela incorporação de empresas.
*Coordenadora: Ilse Maria Beuren
*Período de financiamento: 01/03/2017 a 28/02/2023
*Valor do financiamento: R$ 168.000,00

2. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) Nível 1D – Carlos Eduardo Facin Lavarda
*Título do projeto: INOVAÇÕES NO DESENHO E USO DE INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE ORGANIZACIONAL
*Resumo: O objetivo geral é analisar como as inovações no desenho e uso de instrumentos de planejamento e controle se tornam padrões socialmente construídos que proporcionam significado à realidade organizacional. Especificamente, busca-se identificar os motivos que levaram a organização a adotar novos instrumentos de planejamento e controle; avaliar como as diferentes lógicas institucionais concorreram para a adoção dos novos instrumentos na organização; e avaliar como os processos de externalização, objetivação e internalização entre os agentes proporcionaram a adoção dos novos instrumentos na organização. A metodologia é qualitativa, por meio de estudo de caso em organizações públicas que enfrentaram o processo de adoção de novos instrumentos de planejamento e controle, a partir de entrevistas, documentos e observação, assegurando procedimentos éticos da pesquisa. Espera-se contribuir com literatura sobre inovações de instrumentos de planejamento e controle ao apresentar evidências empíricas sobre a competição de lógicas no campo organizacional e o processo de construção social de novos padrões entre os agentes da organização.
*Coordenador: Carlos Eduardo Facin Lavarda
*Período de financiamento: 01/03/2019 a 28/02/2023
*Valor do financiamento: R$ 105.600,00

3. Chamada CNPq N º 06/2019 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) Categoria/Nível 2 – Valmir Emil Hoffmann
*Título do projeto: INTER-ORGANIZATIONAL RELATIONSHIPS AND RESILIENCE AMONG CLUSTERED FIRMS
*Resumo: This proposal is a general project, from which others can be developed. Ths objective is to evaluate the impact of inter-organizational relationships into the clustered firms? resilience facing an economic crises. As this relationships can be distinctive and motivated by diferent things, we will deal with four dimensions: innovation as a proxy of performance; the crises impact to the firm; cooperation among firms; knowledge and its transferring as resources. We can use both approaches: qualitatives and quantitatives. We will use data collecting tools that we have used before. Our unity of analysis is the firm and the support institutions. We will use convenience sample for the qualitative study and the representativeness to choose the case in the qualitative ones. We will do the data colletcion using survey forms and in-depth interviews. We will treat the statistical data by Structural Equation Modelling and qualitative data by theoretical saturation and or Qualitative Comparative Analysis. This project planned targets are: to direct at least three PH.D. and one M.Sc. students; to publish at least three papers in competitive journals.
Coordenador: Valmir Emil Hoffmann
*Pesquisadores: Newton da Silva Miranda Júnior (UnB); Simone Gelmini Araújo (UnB); Luis *Fernando Viana (UnB); Francisco Sempere Ruiz (UnB).
*Alunos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3).
*Período de financiamento: 01/03/2020 a 28/02/2023
*Valor do financiamento: R$ 39.600,00

4. Edital CNPq Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Universal
*Título do projeto: UM REMÉDIO PARA O IMPACTO DA COVID-19 NAS EMPRESAS E REGIÕES: RELAÇÕES INTEROGANIZACIONAIS, INSTITUIÇÕES DE SUPORTE LOCAL E SEU EFEITO SOBRE A RESILIÊNCIA
*Resumo: O crescente interesse sobre o tema Resiliência na literatura de gestão denota sua importância para a pesquisa atual. Em um território, as relações interorganizacionais e as instituições de suporte locais (ISL) podem auxiliar a responder a um choque, ao transferir recursos por um lado e prover serviços, por outro. Um dos resultados pode ser a inovação na empresa. Assim, pergunta-se: qual o efeito das relações interorganizacionais e das ISL na resiliência de territórios e de empresas aglomeradas territorialmente ante uma crise? A investigação será realizada em seis aglomerados territoriais, cinco no Brasil (dois de agronegócio, dois têxteis, e um de calçados) e um na Espanha (de calçados). Ela envolverá: i) abordagem qualitativa no nível do território, por meio de dados documentais e de entrevistas em profundidade (saturação teórica); ii) abordagem quantitativa, no nível da empresa.
*Coordenador: Valmir Emil Hoffmann (UFSC)
*Alunos: (graduação), (mestrado), 2 (doutorado)
*Período de financiamento: 16/03/2022 a 31/03/2025
*Valor do financiamento: R$ 28.000,00

5. Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Faixa B – Grupos Consolidados
*Título do projeto: ANTECEDENTES QUE DETERMINAM A PROPENSÃO DE GESTORES SUBORDINADOS AO COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES PRIVADAS NOS PROCESSOS ORÇAMENTÁRIOS
*Resumo: Este projeto propõe analisar os efeitos antecedentes da configuração orçamentária no compartilhamento de informações verticais e das atitudes do supervisor na propensão de gestores subordinados ao compartilhamento de informações privadas. Busca ainda compreender reflexos consequentes de tais interações em atitudes gerenciais e no desempenho gerencial em atividades orçamentárias. Apesar de sua importância no contexto gerencial, pouca atenção é dada pela literatura gerencial brasileira aos efeitos da configuração orçamentária no compartilhamento de informações e os efeitos dessas interações na propensão de gestores subordinados ao compartilhamento de informações privadas, em atitudes gerenciais e no desempenho gerencial em atividades orçamentárias, lacunas teóricas exploradas neste projeto, a ser realizado com surveys com gestores com responsabilidade orçamentária em indústrias que atuam no País.
*Coordenador: Vinícius Costa da Silva Zonatto (UFSM)
*Pesquisadores:. Carlos Eduardo Facin Lavarda (UFSC); Márcia Bianchi (UFRGS); Cristiano Sausen Soares (UFSM); Rosimeire Pimentel Gonzaga (UFES).
*Alunos: 2 (graduação), 2 (mestrado), 4(doutorado)
*Período de financiamento: 16/03/2022 a 31/03/2025
*Valor do financiamento: R$ 30.000,00 + Bolsa de IC R$ 14.400,00

6.Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Universal/Faixa C – De R$ 0,00 a R$ 120.000,00
*Título do projeto: GERENCIAMENTO DE RISCOS CORPORATIVOS NAS RELAÇÕES INTERORGANIZACIONAIS DE STARTUPS E SPIN OFFS BRASILEIRAS
*Resumo: O processo de cooperação demanda análises entre as organizações que participam dos diferentes relacionamentos estabelecidos. Tais relacionamentos, em sua essência, se referem à interação entre organizações e tem a prerrogativa de criar valor para as que se comprometem a fazer parte desses relacionamentos. As relações interorganizacionais mais usualmente apontadas na literatura são joint ventures, clusters, alianças estratégicas, cadeias produtivas, arranjos produtivos locais, redes de empresas e ecossistemas de inovação. Este cenário produz uma reflexão acerca de empresas de base tecnológica denominadas startups e spin offs. Para a definição do primeiro tipo pode-se assumir como sendo uma nova empresa com base na inovação, enquanto que o segundo tipo de empresa já existe e abre outro espaço organizacional para potencializar um novo produto ou serviço, também com base na inovação. Ambos os tipos enfrentam as diferentes demandas e complexidades do mercado a partir do processo de inovação, assim, o gerenciamento de riscos é uma resposta ao aumento da volatilidade. Desse modo, a pergunta norteadora dessa proposta de pesquisa é: Qual o escopo e as necessidades percebidas de gerenciamento de riscos corporativos nas relações interorganizacionais de empresas startups e spin offs brasileiras?
*Coordenadora: Ilse Maria Beuren (UFSC)
*Pesquisadores: Jonas Cardona Venturini (UFSC).
*Alunos: 2 (graduação), 2 (mestrado), 4(doutorado)
*Período de financiamento: 18/02/2019 a 17/02/2022
*Valor do financiamento: R$ 12.000,00

7.Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Universal/Faixa B – De R$ 0,00 a R$ 60.000,00
*Título do projeto: EFEITOS COGNITIVOS, MOTIVACIONAIS E DO VALOR DE REALIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
*Resumo: Estudos voltados ao uso de sistemas de gestão e instrumentos de controles gerenciais têm sido desenvolvidos em diferentes contextos organizacionais. Um destes instrumentos refere-se ao Orçamento Empresarial. O orçamento é um importante instrumento de controle gerencial utilizado para fins de planejamento, comunicação, motivação e avaliação de desempenho junto a gestores e unidades divisionais. Por se tratar de um instrumento utilizado para tal fim, tende a influenciar as cognições e o comportamento humano no trabalho. Apesar de sua importância no contexto gerencial, pouca atenção tem sido dada no Brasil sobre os efeitos da participação dos indivíduos nos processos orçamentários de organizações que atuam no País. Assim, o projeto de pesquisa visa estudar os efeitos cognitivos, motivacionais e do valor de realização da participação de gestores nos processos orçamentários de empresas que atuam no Brasil. Busca-se: a) identificar a configuração orçamentária adotada pelas empresas selecionadas para a realização da pesquisa; b) avaliar os níveis de participação orçamentária de seus gestores; e, c) analisar as relações entre os efeitos cognitivos, motivacionais e do valor de realização da participação desses gestores nos processos orçamentários de suas organizações.
*Coordenador: Carlos Eduardo Facin Lavarda (UFSC)
*Pesquisadores: Vinícius Costa da Silva Zonatto (UFSM).
*Alunos: 0 (graduação), 0 (mestrado), 0 (doutorado)
*Período de financiamento: 18/02/2019 a 17/02/2022
*Valor do financiamento: R$ 8.250,00

8. Projeto de pós-doutorado na Universidad Plablo de Olavide, em Sevilha, Espanha
* INOVAÇÕES NO DESENHO E USO DE INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE: UMA ANÁLISE DAS LÓGICAS INSTITUCIONAIS
Resumo: O objetivo da pesquisa é compreender como as inovações no desenho e uso de instrumentos de planejamento e controle se tornam padrões socialmente construídos que proporcionam significado à realidade organizacional, a partir da Teoria das Lógicas Institucionais. A institucionalização de ferramentas de contabilidade gerencial acontece quando diferentes lógicas convergem, como as de competição no mercado, familiares, empresariais e comunitárias. A metodologia é qualitativa, por meio de estudo bibliográfico e desenvolvimento metodológico de pesquisa. A fase de realização do estágio pós-doutoral envolve a revisão de literatura e desenvolvimento dos instrumentos de pesquisa para a coleta de dados a partir das definições constitutivas levantadas no exame da literatura. Esta fase envolve levantamento bibliográfico, elaboração dos instrumentos, validação com especialistas e profissionais. Ainda são propostas atividades de participação em seminários, discussão da proposta metodológica no grupo de pesquisa, workshops, especialistas, profissionais, participação em congressos, e participação em cursos de aperfeiçoamento. Em um segundo momento, após o estágio pós-doutoral, pretende-se realizar um estudo de caso em organizações que enfrentaram o processo de adoção de novos instrumentos de planejamento e controle, a partir de entrevistas, documentos e observação, assegurando procedimentos éticos da pesquisa. Espera-se contribuir com literatura sobre inovações de instrumentos de planejamento e controle ao apresentar instrumentos de pesquisa que possam capturar elementos sobre a competição de lógicas no campo organizacional e o processo de construção de novos padrões entre os agentes da organização.
*Coordenador: Carlos Eduardo Facin Lavarda (UFSC)
*Supervisão: David Naranjo Gil (Universidad Plablo de Olavide, em Sevilha, Espanha)
*Período de financiamento: 03/02/2020 a 02/12/2020

9. Projeto financiado pelo Governo da Espanha – Francisco Balbastre Benavent (University of Valencia)
* LA INFLUENCIA DE LA PERCEPCIÓN DE LA ESTRATEGIA DE RRHH SOBRE EL COMPORTAMIENTO INNOVADOR DE LOS EMPLEADOS Y LOS RESULTADOS. UN ESTUDIO COMPARATIVO DE CARÁCTER INTERNACIONAL
*Resumo: El objetivo del trabajo es analizar la influencia del contenido de las PRH sobre el comportamiento innovador de los empleados,estudiando también el efecto que dicho comportamiento tiene sobre los resultados de innovación en la organización. Además, planteamos la necesidad de considerar la importancia de nuevas variables que pueden ser clave para que se dé la relación entre las PRH y la innovación, como la compartición del conocimiento. En segundo lugar, nos planteamos analizar el fenómeno del emprendimiento (pieza clave del tejido económico e industrial, tanto a nivel nacional como internacional) y su relación con el conocimiento, el comportamiento innovador y los resultados de innovación.
*Equipo de investigadores principales: Francisco Balbastre Benavent (University of Valencia) y Lorenzo Revuelto Taboada Resto (University of Valencia)
*Equipo de investigadores de tiempo parcial: M. Carmen Saorín-Iborra (University of Valencia); Ana Redondo-Cano (University of Valencia); Rafael Fernández Guerrero (University of Valencia); M. Teresa Canet-Giner (University of Valencia); Jose Luis Gascó (U. Alicante); M. Reyes González Ramírez (U. Alicante); Juan Llopis Taverner (U. Alicante).
*Equipo de trabajo, con una vinculación al proyecto más de apoyo: Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda (UFSC, Brasil) y Carlos Eduardo Facin Lavarda (UFSC, Brasil).
También forman parte del equipo dos doctorandas que ahora son doctoras, Naiara Escribá (University of Valencia) y Virginia Simón (University of Valencia).
*Período de financiamento: 2016-2019
*Valor do financiamento: ???

10. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) Nível 2 – Carlos Eduardo Facin Lavarda
*Título do projeto: RELAÇÃO DOS SISTEMAS DE CONTROLE GERENCIAL COM AS TENSÕES DINÂMICAS ORGANIZACIONAIS
*Resumo: A pesquisa tem como objetivo avaliar a relação dos Sistemas de Controle Gerencial com as tensões dinâmicas organizacionais. De acordo com o objetivo geral, tem-se como objetivos específicos: a) descrever os controles gerenciais e a forma como são utilizados na organização, de acordo com o modelo Levers of Control de Simons; b) averiguar as tensões dinâmicas existentes na organização; c) verificar como os Sistemas de Controle Gerencial são utilizados pela organização para equilibrar as tensões dinâmicas.
*Coordenador: Carlos Eduardo Facin Lavarda
*Período de financiamento: 2016 a 2019
*Valor do financiamento: R$ 39.600,00

11. Edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014
*Título do projeto: RELAÇÃO ENTRE O USO DE INSTRUMENTOS DO SISTEMA DE CONTROLE GERENCIAL E MODELOS DE GESTÃO DA INOVAÇÃO.
*Resumo: O objetivo geral deste projeto de pesquisa é verificar a relação da intensidade do uso de instrumentos do Sistema de Controle Gerencial (SCG) com os modelos de gestão da inovação propostos por Roussel, Saad, e Erickson (1991) em empresas industriais brasileiras. Os objetivos específicos são: a) identificar a intensidade do uso de instrumentos do SCG nessas empresas; b) averiguar a presença dos modelos de gestão da inovação propostos por Roussel, Saad, e Erickson (1991) nessas empresas; c) analisar a relação da intensidade do uso do Balanced Scorecard (BSC), do Sistema de Gerenciamento de Projetos e do Sistema Orçamentário com os modelos de gestão da inovação nessas empresas.
*Coordenadora: Ilse Maria Beuren
*Pesquisadores: Franciele Beck
*Alunos: 0 (graduação), 2 (mestrado), 2 (doutorado)
*Período de financiamento: 2014 a 2017
*Valor do financiamento: R$ 48.240,00

12. Edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014
*Título do projeto: ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE CULTURA ORGANIZACIONAL E PRÁTICAS ORÇAMENTÁRIAS
*Resumo: Este estudo tem por objetivo avaliar a relação entre os aspectos da cultura organizacional e as práticas orçamentárias nas organizações, por meio de pesquisa descritiva, qualitativa com desenvolvimento de estudo de caso conduzido por entrevista semiestruturada, observação e análise documental. As empresas de estudo devem ser selecionadas por acessibilidade e intencionalmente por utilizar orçamento empresarial como uma prática institucionalizada. Para a coleta de dados utiliza-se um roteiro de entrevista semiestruturada aplicado aos gestores de unidades e de orçamento das empresas selecionadas. Projeto realizado em convênio com o Grupo de Pesquisa Equipo Valenciano de Investigación en Contabilidad de Gestión.
*Coordenador: Carlos Eduardo Facin Lavarda
*Pesquisadores: Vicente Mateo Ripoll Feliu; Marcia Zanievicz Silva
*Alunos: 1 (graduação), 0 (mestrado), 0 (doutorado)
*Período de financiamento: 2014 a 2017
*Valor do financiamento: R$ 44.000,00