Núcleo de Pesquisas em Gestão e Avaliação de Desempenho Organizacional

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/616946

Líderes:

Descrição:

Apoio à decisão. Avaliação de desempenho. Ensino da pesquisa em avaliação de desempenho.

Projetos Financiados:

1. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) Nível 1D – Sandra Rolim Ensslin
Chamada Chamada CNPq Nº 04/2021 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa.
*Título do projeto: GESTÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: INVESTIGAÇÕES TEÓRICAS E EMPÍRICAS PARA LIDAR COM AS DEMANDAS EMERGENTES
*Resumo: Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar as demandas emergentes que afetam o desempenho organizacional, apontadas pelas literaturas teórica e empírica, a fim de entendê-las e propor insights para auxiliar a atividade de gestão. Para compreender como a gestão está ocorrendo na atual configuração estrutural das organizações, de seus negócios e setores, a investigação e a análise podem evoluir por diversos caminhos e olhares. Assim, esta proposta delimita as perspectivas em termos da investigação e análise: (i) de Consequências não Intencionais que a implementação de um SAD pode gerar e como proceder para mitigá-las; (ii) de formas de promover a sustentabilidade do Sistema de Avaliação de Desempenho (SAD) diante do impacto das tendências de Negócios e da consideração das características do Setor da organização; e (iii) de como o processo de Gestão de Desempenho Organizacional pode evoluir com base na consideração dos elementos dos Controles Sociais da instituição (cultura, liderança, estilo de gestão e práticas).
*Coordenadora: Sandra Rolim Ensslin
*Período de financiamento: 01/03/2022 a 28/02/2026
*Valor do financiamento: R$ 105.600,00

2. Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Faixa B – Grupos Consolidados
*Título do projeto: GESTÃO DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL DO SETOR PORTUÁRIO: CARACTERÍSTICAS E DEMANDAS EMERGENTES QUE LEVEM À GESTÃO DO DESEMPENHO SUSTENTÁVEL
*Resumo:
A prática da Avaliação de Desempenho (AD) orienta os atores organizacionais para o alcance dos objetivos e a manutenção ou o aprimoramento da performance, por meio interativo das atividades de mensuração e de gestão de desempenho organizacional. Recentemente, a literatura tem relatado consequências das características dos setores das organizações que geram demandas no processo de Gestão do Desempenho Organizacional. Constatou-se, na literatura, ausência do ?olhar? das características do setor portuário e do alinhamento das ferramentas e Sistemas de Avaliação de Desempenho (SADs) usados na gestão portuária. Assim, este Projeto tem por objetivo investigar as demandas no processo de Gestão do Desempenho Organizacional do Setor Portuário advindas das características próprias do setor, das emergentes e singulares da organização, a fim de entendê-las e propor insights para auxiliar a atividade de gestão.
*Coordenadora: Sandra Rolim Ensslin
*Pesquisadores: Leonardo Ensslin (Instituto Ânima SOCIESC de Inovação); Sergio Murilo Petri (UFSC); Sérgio Sampaio Cutrim (Universidade Federal do Maranhão – UFMA); Vinicius Abilio Martins (Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE).
*Alunos: 1 (graduação), 1 (mestrado), 3 (doutorado)
*Período de financiamento: 16/03/2022 a 31/03/2025
*Valor do financiamento: R$ 50.000,00

3. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) Nível 1D – Sandra Rolim Ensslin Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES nº 12/2017. Bolsa de Produtividade em Pesquisa PQ – 2017.
*Título do projeto: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ORGANIZACIONAL: INVESTIGAÇÕES TEÓRICAS E EMPÍRICAS
*Resumo: Este projeto de pesquisa tem por objetivo caracterizar como evoluiu o quadro das pesquisas na área de Avaliação de Desempenho (AD) no contexto da gestão organizacional e cotejar o aporte teórico construído com as aplicações práticas e com a necessidade e sua utilidade para as organizações por meio da percepção dos gestores organizacionais. A evolução desse quadro ocorrerá em termos da investigação e análise (i) da concepção e evolução histórica da Avaliação de Desempenho; (ii) dos elementos essenciais e suficientes em uma definição de AD; (iii) dos Sistemas de Avaliação de Desempenho e seu ciclo de vida; (iv) do(s) elemento(s) identificado(s) como central/centrais em AD nos Sistemas de AD; (v) das teorias e paradigmas que deram suporte ou foram suportadas na AD de estudos organizacionais; (vi) do alinhamento entre a literatura teórica e a empírica; e (vii) da percepção de gestores organizacionais quanto à utilidade e às necessidades com que as investigações poderiam contribuir para auxiliar nas demandas reais advindas do contexto organizacional. (viii) propor um conjunto de indicadores.
*Coordenadora: Sandra Rolim Ensslin
*Período de financiamento: 01/03/2018 a 28/02/2022
*Valor do financiamento: R$ 105.600,00

4.Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 – Faixa C – De R$ 0,00 a R$ 120.000,00
*Título do projeto: SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL (SAD): INVESTIGAÇÃO SOBRE O ESTÁGIO DO CICLO DE VIDA
*Resumo: A área de AD passou por fases evolutivas a fim de responder proativamente aos desafios organizacionais demandados, interna e externamente, que modificaram a forma como era vista a necessidade informacional das organizações, especialmente para fins de gestão. Tal emergência promoveu o surgimento e uso dos Sistemas de Avaliação de Desempenho (SADs). O desenvolvimento dos estudos sobre os SADs recebeu forte atenção no início da década de 1990, com o surgimento de ferramentas e metodologias para tomada e apoio à decisão. Em um processo evolutivo, um dos fatores estudados para o desenvolvimento dos SADs tem relação com o Ciclo de Vida desses Sistemas, no qual são identificados estágios em que os Sistemas evoluem e deveriam permanecer alinhados aos interesses de seus usuários nas organizações. Para isso, defende-se a necessidade de geração de conhecimento/aprendizagem entre os colaboradores e gestores e o alto escalão (pessoas) da organização. Assim, o objetivo desta pesquisa consiste em proceder a uma análise dos Sistemas de Avaliação de Desempenho quanto ao estágio do Ciclo de Vida e sua relação com o conhecimento/aprendizagem das pessoas da organização.
*Coordenadora: Sandra Rolim Ensslin (UFSC)
*Pesquisadores: Leonardo Ensslin (Unisul); Ademar Dutra (Unisul); André Longaray (FURG); Sandro César Bortoluzzi (UTFPR).
*Alunos: 0 (graduação), 0 (mestrado), 0 (doutorado)
*Período de financiamento: 18/02/2019 a 17/02/2022
*Valor do financiamento: R$ 51.000,00

5. Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) Nível 2 – Sandra Rolim Ensslin
*Título do projeto: INDICADORES PARA SUBSIDIAR O RANQUEAMENTO E O APOIO À GESTÃO DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
*Resumo: O projeto de pesquisa tem como objetivo central estruturar um conjunto de indicadores como subsídio para o ranqueamento e apoio à gestão de universidades brasileiras. Como objetivos específicos destacam-se: (i) proceder o mapeamento das publicações científicas nacionais e internacionais a cerca do tema ?indicadores e rankings de universidades?, por meio do instrumento Proknow-C; (ii) analisar os indicadores de desempenho utilizados pelos principais rankings internacionais de avaliação de universidades e cotejar com os indicadores presentes na literatura científica; (iii) investigar junto aos gestores de planejamento de universidades brasileiras, suas percepções quanto a importância e aplicabilidade dos indicadores analisados; e, (iv) propor um conjunto de indicadores.
*Coordenadora: Sandra Rolim Ensslin
*Período de financiamento: 2015 a 2018
*Valor do financiamento: R$ 39.600,00

6. Edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014
*Título do projeto: INDICADORES DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E ESPANHOLAS
*Resumo: O aumento da concorrência tanto nos setores públicos quanto privados deu origem a um crescente interesse pela prática de sistemas de avaliação de desempenho como instrumentos de apoio à gestão. Instituições acadêmicas também reconheceram a necessidade de implementação desses sistemas esperando que os mesmos ofereçam feedback aos gestores para que suas ações estejam diretamente relacionadas ao alcance dos objetivos estratégicos e ao aperfeiçoamento do desempenho institucional. O cerne desses sistemas são os indicadores de desempenho (AZMA, 2010; CHEN, WANG, YANG, 2009). Neste contexto, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo proceder uma análise comparativa do desempenho de universidades brasileiras e de universidades espanholas. Como objetivos específicos destacam-se (i) investigar com os gestores / dirigentes das instituições de ensino superior (IES) do Brasil e da Espanha suas percepções quanto ao ?Uso de indicadores para a avaliação das IES?;(ii) identificar na literatura um conjunto de indicadores e investigar com os gestores / dirigentes das instituições de ensino superior (IES) sua percepção quanto à sua importância; (iii) cotejar os indicadores propostos pelos gestores de universidades brasileiras e de universidades espanholas; e, (iv) construir um modelo multicritério de avaliação, a partir dos indicadores informados frente à realidade de universidades brasileiras e espanholas, identificando a performance individual, global, bem como estratégias de melhorias. Para alcançar os objetivos desta pesquisa o ProKnow-C (Knowledge Development Process-Constructivist) e a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA/C) foram selecionados como instrumentos de intervenção. Como metas destacam-se: (i) identificar os indicadores de desempenho das Universidades investigadas; (ii) realizar estudos comparativos dos indicadores de cada universidade, uma vez que cada uma possui objetivos estratégicos diferentes; (iii) realizar estudos comparativos dos desempenho das universidade brasileiras e espanholas, identificando ações de melhoria para cada contexto; (iv) construir um modelos de avaliação para apoiar a gestão das universidades brasileiras e das universidades espanholas, e, (v) publicar artigos científicos para disseminar os resultados dos contextos investigados.
*Coordenadora: Sandra Rolim Ensslin
*Pesquisadores: Ademar Dutra; Leonardo Ensslin; Vicente Mateo Ripoll-Feliu; Emma Teresa Castelló Taliani.
*Alunos: 0 (graduação), 4 (mestrado), 1 (doutorado)
*Período de financiamento: 2014 a 2017
*Valor do financiamento: R$ 29.000,00